12 de agosto de 2013

Noções sobre clonagem.


    
  1. UFSC - Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
    Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar:
    01. Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células.
    02. O material genético do doador das células e do clone é idêntico.
    04. Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia.
    08. Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados.
    16. Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem.
    32. Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro.
    Soma (   )      # 02 + 04 = 06
  2. VUNESP - Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de
    a) mórula. 
    b) gástrula.
    c) nêurula.
    d) formação do celoma.
    e) formação da notocorda.
  3. PUCCAMP - Que diria hoje "D. Benta" acerca da "clonagem" e dos "transgênicos"? Atualmente ela teria notícias freqüentes sobre técnicas de manipulação do DNA. Um exemplo delas constitui a matéria publicada recentemente em um jornal, segundo a qual cientistas ingleses estão conseguindo transferir certos genes de bactérias para mosquitos anofelinos. Estes genes teriam a capacidade de impedir a instalação de determinadas fases do protozoário 'Plasmodium' no estômago e nas glândulas salivares do mosquito. Esse exemplo refere-se à construção de um organismo 
    a) transgênico útil para a erradicação da malária. 
    b) transgênico útil para a erradicação da esquistossomose.
    c) transgênico útil para a erradicação da leishmaniose.
    d) clonado útil para a erradicação da malária.
    e) clonado útil para a erradicação da leishmaniose.
  4. UNIFESP - Sobre a clonagem de seres e a criação de organismos geneticamente modificados (transgênicos), considere as quatro afirmações seguintes.
    I. A clonagem de organismos tem se voltado mais para os animais porque, com relação às plantas, ela já é conhecida e utilizada há certo tempo, inclusive na agricultura.
    II. Tanto nos clones quanto nos transgênicos, a crítica recai sobre o fato de que não se sabe se os genes introduzidos irão se expressar exatamente como no organismo doador ou se irão ativar também alguns genes inativos do genoma do organismo receptor.
    III. Ecologicamente, em uma cadeia alimentar, a existência de clones apenas aumenta o número de representantes de um determinado nível trófico. No caso dos transgênicos, pode haver também alteração de posições e de elementos na cadeia.
    IV. Um grande inconveniente entre a clonagem e a produção de transgênicos é que ambas não permitem sobreposição, ou seja, não foi possível, até o momento, criar um clone transgênico.
    Estão corretas:
    a) I e II.        b) I e III.        c) I e IV.        d) II e III.        e) III e IV.  
  5. VUNESP - Considere as cinco situações seguintes.
    I. Formação de vários embriões a partir de um único zigoto.
    II. O gameta feminino (óvulo) de certos animais se desenvolve formando um novo indivíduo, sem que tenha sido fecundado.
    III. Óvulos distintos são fecundados por espermatozoides também distintos, originando zigotos igualmente distintos.
    IV. Concepção de um organismo a partir da fusão de um óvulo não fecundado, do qual se retirou o núcleo celular, com o núcleo de uma célula somática retirada de um animal que se deseja copiar.
    V. Uma muda de violeta formada a partir de uma única folha que tenha sido destacada de outra planta e plantada em solo úmido e bem adubado.
    Tomando-se como referência a definição genética de clone e considerando as situações descritas, podemos dizer que são processos de clonagem:
    a) I, apenas.
    b) I e II, apenas.
    c) I, IV e V, apenas.
    d) I, II, III e IV, apenas.
    e) I, II, III, IV e V.
  6. UEL - Considere os processos adiante:
    I. reprodução assexuada
    II. reprodução sexuada
    III. produção de indivíduos geneticamente idênticos
    IV. meiose Na formação de clones de organismos pluricelulares ocorrem, necessariamente, APENAS
    a) I e II
    b) I e III
    c) I e IV
    d) II e III 
    e) III e IV 
  7. UFC - No fim de junho de 2000, foi considerado concluído, depois de dez anos de trabalho, o "Projeto Genoma Humano", um marco no estudo da biologia, que recebeu ampla divulgação na imprensa internacional. Numa breve história da genética, podemos relacionar alguns fatos que marcaram época pela sua importância científica, como segue.
    I. Observação da estrutura espiralada do DNA.
    II. Estabelecimento das leis da hereditariedade.
    III. Surgimento da técnica de identificação das pessoas pelo exame do DNA.
    IV. Clonagem do primeiro mamífero a partir de uma célula de um animal adulto.
    V. Identificação da localização cromossômica dos genes.
    VI. Transformação genética de bactérias para a produção de insulina humana.
    Assinale a alternativa que correlaciona os fatos mencionados anteriormente em ordem cronológica crescente.
    a) II, V, I, VI, III, IV.
    b) II, V, III, I, VI, IV.
    c) V, II, IV, I, VI, III.
    d) V, II, I, IV, III, VI.
    e) IV, III, VI, I, V, II.
  8. PUCRJ - A comunidade científica demonstrou ser possível a reprodução de seres vivos através de sofisticadas técnicas de clonagem, que consistem em:
    a) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea de uma espécie, um espermatozoide de um macho da mesma espécie.
    b) retirar e descartar o núcleo do óvulo de uma fêmea de uma espécie e injetar, neste óvulo anucleado, o núcleo de uma célula somática de um indivíduo da mesma espécie.
    c) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea, o núcleo de um outro óvulo da mesma fêmea.
    d) retirar e descartar o núcleo de uma célula somática de uma espécie e injetar, nesta célula anucleada, o núcleo de uma célula ovo da mesma espécie.
    e) introduzir, nas células reprodutoras de uma espécie, alguns genes de outra espécie. 
  9. UFSC - A perpetuação da vida em nosso planeta deve-se à característica mais típica dos seres vivos: sua capacidade de se reproduzir.
    Sobre os mecanismos de reprodução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
    (01) Os gametas são formados por divisão meiótica; a gametogênese feminina dá origem a quatro óvulos e a gametogênese masculina dá origem a quatro espermatozoides.
    (02) A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e pode ser observada em bactérias, algas, fungos, plantas e animais.
    (04) A reprodução assexuada dá origem a clones de um indivíduo e só acontece em bactérias, algas e fungos.
    (08) A reprodução sexuada é importante porque promove a variabilidade genética da descendência.
    (16) A clonagem de seres vivos é uma técnica muito recente, que só pôde ser concretizada com o avanço da biotecnologia.
    (32) Gêmeos monozigóticos podem ser considerados clones um do outro.
    (64) A fertilização in vitro (técnica para a formação de bebês de proveta) é um tipo de clonagem.
    02 + 08 + 32 = 42  
  10. UFRS - Pedro estava doente e perdeu uma semana de aulas. Preocupado com os conteúdos da disciplina de Biologia, soube pelos colegas que o assunto trabalhado fora Biotecnologia. Cada colega lembrou um aspecto das aulas.
    - EDUARDO lembrou que a identidade genética individual pode ser estabelecida pela técnica DNA fingerprint , ou impressão digital genética, que utiliza DNA codificante.
    - De acordo com MARIANA, as enzimas de restrição são aquelas que podem cortar o DNA em pontos determinados.
    - Segundo LAURA, plasmídeos são utilizados como vetores para a clonagem de genes.
    - RAFAEL definiu proteoma como o conjunto de proteínas expressas pelo genoma.
    - JOANA relatou que vacinas genéticas são usadas para inocular nas pessoas microorganismos vivos transgênicos ou atenuados.
    Ao voltar à escola, Pedro conversou com a professora e constatou que estavam corretas
    a) apenas as afirmações de Eduardo, Mariana e Laura.
    b) apenas as afirmações de Mariana, Laura e Rafael.
    c) apenas as afirmações de Eduardo e Joana.
    d) apenas as afirmações de Rafael e Joana.
    e) as afirmações de todos os colegas.  
  11. UFRJ - No desenvolvimento de um organismo ocorre a transição de um estágio embrionário, no qual todas as células são inicialmente indiferenciadas, até o estágio adulto, composto por até centenas de diferentes tipos de células. Esse processo é conhecido como diferenciação celular. Historicamente, havia duas hipóteses a respeito da diferenciação celular. Em uma delas, que chamaremos de H1, postulava-se a ideia de que ocorria perda de material genético enquanto a célula se diferenciava. Na segunda, H2, que a diferenciação não implicava perda de DNA.
    Identifique qual das duas hipóteses é confirmada pelos processos de clonagem, nos quais o núcleo da célula de um tecido de um indivíduo adulto é introduzido em um ovócito anucleado que, ao se desenvolver, origina outro organismo. Justifique sua resposta. # H2. A formação de um indivíduo normal depende da integridade do genoma. Se houvesse perda de material genético durante a diferenciação, não seria possível formar um indivíduo íntegro por meio de clonagem. 
  12. UFPE - Considerando o processo de clonagem do DNA, analise as proposições abaixo.
    (   ) Para cortar o DNA dos cromossomos, esses cromossomos devem estar em metáfase. Nos cortes são utilizadas as enzimas transcriptases reversas.
    (   ) Com uma única transcriptase é possível cortar o DNA de uma célula em pontos da molécula onde existem diferentes sequências de nucleotídeos.
    (   ) A partir de um segmento de DNA, de um organismo introduzido em uma bactéria, é possível obter-se um grande número de cópias do mesmo.
    (   ) Os plasmídios não contêm genes essenciais à vida das bactérias; eles podem ser utilizados como vetores genéticos.
    (   ) Um DNA recombinante pode ser obtido a partir da união de um segmento de DNA bacteriano com um segmento de DNA de um outro organismo.
    F - F - F - V - V  
  13. UnB - Na tecnologia do DNA recombinante são utilizadas enzimas bacterianas que têm a propriedade de cortar a molécula de DNA em pontos específicos, o que permite, por exemplo, que genes humanos que codificam proteínas de interesse médico ou comercial sejam extraídos, clonados em bactérias ou vírus, e depois sejam transferidos para animais de laboratório, que passam a produzir sistematicamente tais proteínas.
    Pergunta-se:
    a) Qual é o nome genérico que se dá a estas enzimas?  #  Enzimas de restrição ou endonucleases de restrição.     
    b) O que confere a especificidade a estas enzimas?  # Cortam o DNA em regiões específicas denominadas palíndromos. 
    c) Na natureza, qual deve ser o papel desempenhado por elas?  # Defesa bacteriana contra DNA estranho que nelas seja inoculado ou incorporado espontaneamente do meio em que vivem.
    d) Como são chamados os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie?  # Organismos transgênicos.
  14. CESGRANRIO - PETROBRAS - A engenharia genética constitui-se num conjunto de técnicas de análises moleculares que permitem estudos de caracterização, expressão e modificações do material genético (ADN e ARN) dos seres vivos. A sua prática levanta aspectos relacionados à ética, pois se baseia em modificações de material genético natural ou em sua clonagem.
    Associe a terminologia utilizada em Engenharia Genética às suas definições.
    I - Clonagem de ADN
    II - ADN recombinante
    III - Eletroporação de protoplastos
    IV - Terapia gênica
    P - Produção de inúmeras cópias idênticas de um mesmo fragmento de ADN.
    Q - Isolamento de moléculas de ADN e sua inserção no ADN de outro organismo.
    R - Substituição do alelo anormal que causa a doença pelo alelo normal, sendo 
    atualmente restrito às células somáticas.
    S - Isolamento de genes causadores de doenças e que codifi cam proteínas responsáveis por estimular o sistema imunológico e sua inserção em bactérias 
    e clonados.
    T - Método para introduzir macromoléculas em células vegetais.
    As associações corretas são:
    (A) I - Q , II - R , III - P e IV - S
    (B) I - Q , II - P , III - R e IV - T
    (C) I - P , II - Q , III - S e IV - R
    (D) I - P , II - R , III - T e IV - S
    (E) I - P , II - Q , III - T e IV - R  
  15. VUNESP - A obtenção de fragmentos de DNA contendo sequências complementares em suas extremidades é a primeira etapa a ser vencida no processo de clonagem de um gene. Esses fragmentos deverão ser ligados in vitro a vetores moleculares que se encarregarão de transportá-los para dentro das células e, assim, gerar clones. Os vetores de clonagem molecular comumente empregados são derivados de
    (A) leveduras ou vírus.
    (B) plasmídeos bacterianos, bacteriófagos ou vírus.
    (C) células tumorais ou bacteriófagos.
    (D) leveduras ou bacteriófagos.
    (E) células tumorais, leveduras ou vírus. 

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