12 de agosto de 2013

Clonagem de mamíferos


  1. UFRRJ - "CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DO HAVAÍ CLONAM MAMÍFERO ADULTO DO SEXO MASCULINO
    A clonagem deixou de ser uma técnica aplicável exclusivamente às fêmeas. Cientistas da Universidade do Havaí clonaram o primeiro mamífero adulto do sexo masculino. Trata-se de um camundongo batizado de Fibro, uma brincadeira com a palavra fibroblasto, tipo de célula usada na criação do animal (...). Agora, os pesquisadores Ryuzo Yanagimachi e Teruhiko Wakayama mostram que um macho adulto também pode ser replicado, segundo trabalho publicado na revista "Nature Genetics".
    Em vez de utilizar células relacionadas ao sistema reprodutivo feminino para preencher os óvulos, como havia sido feito até agora, os cientistas criaram Fibro a partir de um pedaço do rabo de um camundongo. Eles colheram 700 óvulos, produzidos por ratas, e descartaram seus núcleos. O material foi substituído por células extraídas da cauda do doador. Apenas 274 embriões resultaram dessa operação e foram implantados em 25 ratinhas que funcionaram como mães de aluguel ."
    Adaptado da "Revista Época": Ano II, n¡. 55, 7/6/99. p.89.
    Por que os cientistas extraíram os núcleos dos óvulos antes de inserir as células da cauda do doador?   # Os núcleos dos óvulos de mamíferos contêm um conjunto haploide de cromossomos, o que os torna incapazes de originar, por si só um animal adulto completo. As células retiradas da cauda dos roedores adultos possuem núcleos diploides com a quantidade de DNA necessária para originar o clone. 
  2. UFMS - Um clone de mamífero foi obtido, em laboratório de biotecnologia, retirando-se o núcleo de uma célula somática de um animal adulto (animal 1) e introduzindo-o (somente o núcleo) em um óvulo enucleado (óvulo com o material genético nuclear removido) de um outro animal (animal 2). O embrião obtido foi transferido para o útero de um terceiro animal (animal 3), o qual se desenvolveu até o nascimento, originando o animal clonado (animal 4).
    Em relação ao DNA, nuclear e mitocondrial, do animal clonado, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):
    01) O DNA nuclear do animal 4 é igual ao do animal 2.
    02) O DNA mitocondrial do animal 4 é igual ao do animal 2.
    04) O DNA nuclear do animal 4 é igual ao do animal 1.
    08) O DNA mitocondrial do animal 4 é igual ao do animal 3.
    16) O DNA nuclear do animal 4 é igual ao do animal 3.
    32) O DNA mitocondrial do animal 4 é igual ao do animal 1.
    # (02 + 04) = 06 
  3. CESGRANRIO - "Bactérias formam clones desde o início da vida na Terra"
    ("Imprensa Local", setembro/97)
    Hoje, algumas espécies de tatus produzem, por clonagem, de quatro a doze filhotes. Esse tipo de clonagem é possível porque:
    a) a fêmea produz um grande número de ovos.
    b) os zigotos formados são conseqüência de meioses constantes.
    c) o zigoto formado é capaz de se dividir várias vezes.
    d) a grande produção de gametas masculinos garante o desenvolvimento de zigotos.
    e) as mitoses existentes em cada zigoto são conseqüência de recombinação gênica.
  4. ENEM - A sequência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de um vaca
    I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado. II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
    III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
    IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca.
    a) Z, apenas
    b) W, apenas 
    c) Y, apenas
    d) Z e da W, apenas 
    e) Z, W e Y
  5. ENEM - Considere o teste anterior.
    Se a vaca Y, utilizada como "mãe de aluguel", for mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da "mãe de aluguel" presente no clone será
    (A) 0%        (B) 25%        (C) 50%        (D) 75%        (E) 100% 
  6. FATEC - A égua, o jumento e a zebra pertencem a espécies biológicas distintas que podem cruzar entre si e gerar híbridos estéreis. Destes, o mais conhecido é a mula, que resulta do cruzamento entre o jumento e a égua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o núcleo de uma célula somática de um jumento foi transplantado para um óvulo anucleado da égua e o embrião foi implantado no útero de uma zebra, onde ocorreu a gestação. O animal (clone) produzido em tal experimento terá, essencialmente, características genéticas
    a) de égua.
    b) de zebra.
    c) de mula.
    d) de jumento.
    e) das três espécies.  
  7. VUNESP - Em julho de 2002, a Unesp tornou-se a primeira instituição brasileira a produzir um clone animal a partir do núcleo de uma célula adulta.Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, do campus de Jaboticabal, removeram o núcleo de uma célula obtida da cauda de uma vaca da raça Nelore (animal A) e injetaram-no no óvulo anucleado de uma vaca de abatedouro (animal B). Posteriormente, este óvulo foi implantado no útero de uma vaca mestiça holandesa (animal C). Do desenvolvimento deste óvulo resultou a bezerra Penta.
    Nas células da bezerra Penta há
    a) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal C.
    b) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal A.
    c) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal B.
    d) DNA nuclear do animal B e DNA mitocondrial do animal C.
    e) DNA nuclear do animal C e DNA mitocondrial do animal A.
  8. UFRJ - Em uma experiência de reprodução com uma espécie de mamífero adotou-se o seguinte procedimento: fundiu-se uma célula do indivíduo 1 com um óvulo, previamente anucleado, do indivíduo 2. A célula assim formada foi implantada no útero do indivíduo 3, desenvolveu-se, e deu origem a um novo ser.
    Esse novo ser é geneticamente idêntico ao indivíduo 1, ao 2 ou ao 3? Justifique sua resposta. # O novo ser é idêntico ao indivíduo 1. A célula desse indivíduo foi introduzida no óvulo sem núcleo do indivíduo 2. Assim, o embrião manifestará as características da célula que contém o núcleo.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por que o núcleo de uma célula somática só pode ser implantado em
    um óvulo de doador diferente para se fazer um clone?

    ResponderExcluir
  3. Um animal clonado pode reproduzir normalmente ?

    ResponderExcluir
  4. Um animal clonado pode reproduzir normalmente ?

    ResponderExcluir
  5. Um animal clonado pode reproduzir normalmente ?

    ResponderExcluir