12 de agosto de 2013

Clonagem de bactérias



  1. UFU - A figura a seguir representa de forma esquemática o processo de clonagem de genes do "Mycobacterium tuberculosis", em um plasmídio de bactéria, para fins terapêuticos.

    Com relação ao processo de clonagem gênica esquematizado acima, os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente,
    a) DNA recombinante, plasmídio, clone e vetor.
    b) DNA recombinante, vetor, plasmídio e transgene.
    c) DNA, vetor, DNA recombinante e organismo transgênico.
    d) DNA transgênico, DNA recombinante, vetor e plasmídio. 
  2. FATEC - Assinale a alternativa correta.
    a) As bactérias reproduzem-se, geralmente, por divisão binária, uma forma assexuada de reprodução pela qual uma única bactéria pode originar um "clone", ou seja, uma população de bactérias idênticas.
    b) As bactérias e as algas cianofíceas distinguem-se de todos os outros seres vivos porque não possuem carioteca envolvendo o material nuclear, isto é, são eucariontes.
    c) As bactérias só vivem isoladas, embora próximas; nunca formam colônias.
    d) Em algumas espécies de bactérias observa-se o fenômeno da conjugação, isto é, um tipo de reprodução assexuada.
    e) As algas cianofíceas assemelham-se às bactérias, porém são heterótrofas, isto é, produzem a matéria orgânica por fotossíntese. 
  3. UERJ - Para a clonagem em bactérias do hormônio do crescimento humano a partir de seu RNA mensageiro, é inicialmente necessário que sejam sintetizadas em laboratório cópias em DNA desse RNA. As cópias, após introduzidas em plasmídios, serão expressas em culturas de bactérias contendo os plasmídios modificados.Essas cópias de DNA são sintetizadas em laboratório com o auxílio de uma preparação da enzima denominada de:
    a) RNA replicase
    b) RNA polimerase
    c) desoxirribonuclease
    d) transcriptase reversa
  4. UNB - CHEGA AO MERCADO UM NOVO FÁRMACO INTEIRAMENTE DESENVOLVIDO NO PAÍS
    A insulina humana recombinante (IH-r), um dos mais significativos produtos do avanço científico nacional na área da engenharia genética, está prestes a chegar ao mercado com o nome de Biohulin: a empresa BIOBRÁS, uma das quatro empresas em todo o mundo e a única no hemisfério sul a deter a tecnologia de produção desta insulina, inicia em 1999 a comercialização do produto.
    Uma parceria entre a BIOBRÁS e a Universidade de Brasília (UnB), em 1988, deu início aos trabalhos. Ao grupo da UnB coube a parte de Biologia Molecular, desenvolvendo clones de bactérias produtoras de insulina. Esta conquista tecnológica permitirá o desenvolvimento de outros medicamentos, como o hormônio de crescimento, o interferon e a calcitonina.
    Informe PADCT/Ministério da Ciência e Tecnologia, jan/99, p.7(com adaptações).
    Com o auxílio do texto, julgue os itens abaixo.
    (1) As técnicas de engenharia genética permitem a recombinação de genes entre organismos totalmente diferentes.
    (2) Para que uma bactéria passe a produzir insulina humana, ela deve receber altas doses dessa proteína.
    (3) O Biohulin será um medicamento destinado ao tratamento de diabéticos.
    (4) A partir da insulina produzida por bactérias, pode ser obtido o hormônio de crescimento.
    # V F V F
  5. UFPE - Analise as proposições a seguir, referentes a diferentes questões de Genética.
    (   ) Certos microorganismos podem ser manipulados em laboratório para incorporarem, em seu material genético, segmentos do DNA de outro organismo. O DNA recombinante então obtido pode ser clonado e utilizado, por exemplo, na produção de hormônios para a espécie humana.
    (   ) No homem, diferentes genes participam do metabolismo dos aminoácidos fenilalanina e tirosina, cada um determinando a produção de uma enzima. Se ocorrer uma mutação em um determinado loco, e essa mutação determinar a produção de enzima não-funcional, a pessoa expressará uma anomalia metabólica. No caso ilustrado no esquema (figura 1), apresentará fenilcetonúria.
    (   ) Por meios biotecnológicos, podem ser produzidos anticorpos monoclonais, reconhecidos como altamente específicos. Tais anticorpos podem ser empregados, por exemplo, em testes laboratoriais para a detecção de gravidez em estágios muito precoces.
    (   ) Se dois pares de genes aditivos determinam a cor da pele no homem, cinco classes fenotípicas podem ser observadas na população. A probabilidade de uma mulher (AaBb), casada com um homem (aabb), ter, em uma única gestação, dois filhos, um de fenótipo mulato-médio e o outro de fenótipo branco, é de 1/16.
    (   ) Considerando o operon da lactose, de Escherichia coli , ilustrado no esquema (figura 2), para ocorrer a transcrição das enzimas codificadas nos genes 2, 3 e 4 (estruturais), é necessário que uma molécula produzida por um gene regulador (x) não reprima o gene operador (1).

    V F V V V
  6.  
  7.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário